à clef - ορισμός. Τι είναι το à clef
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι à clef - ορισμός

Romance com chave; Romans à clef

Roman à clef         
Roman à clef, ou roman a cle ([ro.mã a klè], expressão francesa cuja tradução aproximada é "romance com chave"), designa a forma narrativa na qual o autor trata de pessoas reais por meio de personagens fictícios.
A Letra A         
A Letra A, gravado e lançado em 2003, é o terceiro álbum de Nando Reis e o primeiro após sua saída da banda Titãs, onde cantava e tocava baixo. É também o primeiro álbum de Nando lançado pela Universal Music.
A         
LETRA DO ALFABETO LATINO
Á; Usuário(a):Pablo Busatto/Testes/2; Usuário(a):Almondega/Testes/2
A é a primeira letra do alfabeto latino básico, sendo também, com algumas variações de forma, a primeira letra e primeira vogal dos alfabetos de escrita fonética, com exceção do alfabeto etíope. Em africâner, a letra é pronunciada como "aa".

Βικιπαίδεια

Roman à clef

Roman à clef, ou roman a cle ([ro.mã a klè], expressão francesa cuja tradução aproximada é "romance com chave"), designa a forma narrativa na qual o autor trata de pessoas reais por meio de personagens fictícios. Em alguns casos, o autor recorre a anagramas ou pseudônimos para referir-se a sujeitos reais; noutros, vale-se de uma tabela que permite converter números ou iniciais em nomes (verdadeiros) correspondentes.

As razões que levam um autor a utilizar o roman à clef são:

  1. o caráter controverso do tema narrado;
  2. a necessidade de compartilhar, com algum nível de discrição, informações privilegiadas sobre bastidores, vida íntima ou escândalos de outrem, escapando de acusações de violação de privacidade ou difamação (razão que justifica a utilização de uma espécie de criptografia de identidades);
  3. o desejo de dar a certa história o desfecho que gostaria que ela tivesse tido;
  4. a oportunidade de retratar eventos ou experiências autobiográficas sem se expor.

Roman à clef é recurso narrativo utilizado também por outras formas artísticas, como o cinema (filme à clef).

Um roman à clef clássico na literatura brasileira é A Conquista de Coelho Neto, com alguns pseudônimos óbvios como Octávio Bivar representando Olavo Bilac e outros nem tão óbvios assim, como Anselmo Ribas que representa o próprio autor. Na literatura internacional, um roman à clef clássico é A Revolução dos Bichos, uma fábula de George Orwell onde animais representam claramente personagens da Revolução Soviética.

Παραδείγματα από το σώμα κειμένου για à clef
1. Writing about oneself has a long history: The memoir, the autobiography, the roman à clef, the essay that draws on personal experience to make witty social observations –– all are legitimate literary forms.
2. But none of these characters are distinct enough to give "Adored" a roman à clef quality, the asset that allows so many trash novels to exist without their own personalities.